Plano Atividades 2024-25
Introdução
Caros sócios e amigos,Ao contrário de outros anos, decidimos hoje apresentar o nosso primeiro plano de atividades bienal. Sentimos que estamos num novo capítulo da antiga Egitânea, sabemos que novas gentes continuam a chegar, sejam os nossos conterrâneos recém-reformados, sejam os jovens que vêem na nossa aldeia a sua nova morada.
Mudanças sempre foi algo que a Idanha-a-Velha esteve habituada. Não nos podemos esquecer desde a história mais longínqua aos dias de hoje, desde os visigodos ao "senhor da terra", a História de Idanha-a-Velha é repleta desses vestígios de mudança. Pensar em quem vive em Idanha-a-Velha, em quem pensa viver, em quem já viveu e em quem a visita, é um dos nossos desafios. A harmonia entre todas estas envolventes nem sempre é fácil , e, apesar de sermos apenas uma associação de amigos de Idanha-a-Velha, queremos ajudar nos meios para atingir esse fim. Fim esse que sempre preservará a nossa aldeia e as nossas gentes.
Há quem pense que Idanha-a-Velha estará despovoada daqui a 50 anos, porém, nós somos aqueles que acreditam que continuará a resistir no tempo. Por isso, sabemos que tanto a sustentabilidade social, alimentar, energética, económica e ecológica como todo o dinamismo cultural e social, são pontos basilares deste novo ciclo.
Dizem que com o tempo a nossa aldeia foi perdendo a grandeza mas que a sua atmosfera de tempos passados continua. Somos vistos como um museu a céu aberto para os turistas e para aqueles que olham para a Egitânia somente como uma "fonte turística". O que talvez não saibam é que ainda há muita vida para viver.
Em plena colaboração e sintonia com as várias entidades burocráticas e associações recentes, como a Idanha-à-Vida, pretendemos desenvolver ou ajudar a desenvolver vários projectos, quer seja a pequena rota para os "caldeirões", a reativação da GR22 e do Caminho de Santiago, a consciencialização ambiental (ex. compostagem, hortas e sementes), até residências e pop-ups artísticos e culturais. Ir em busca de tradições e costumes antigos, vasculhar o antigo património gastronómico, e mantê-los, dar aos residentes de Idanha-a-Velha um espaço onde possam simplesmente conviver no conforto de quatros paredes, são alguns dos nossos objetivos para 2024 e 2025.
Mais do que nunca, queremos estar mais próximos da nossa comunidade e dos nossos sócios, queremos ouvir e conversar, queremos que todos juntos possamos fazer o melhor por Idanha-a-Velha.
Calendário Eventos
Convidamos cada sócio e amigo a que se envolva ativamente nas atividades da LAFIV, e, quando dizemos atividades não nos referimos apenas a atividades "lúdicas" porém sim a todas as ações de engrandecimento e debate pela aldeia e comunidade. Sabemos que apenas juntos e com verdadeiras sinergias poderemos evoluir e que poderemos fazer o melhor por Idanha-a-Velha.
Em nome de cada membro dos órgãos sociais, o nosso grande bem-haja!
#somostodoslafiv