Notícias


LAFIV com novos Corpos Sociais

Fotografia: Artur Corte Real
Fotografia: Artur Corte Real

Foi no passado dia 3 de Março que ocorreu a Assembleia Geral da Liga, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova.  O foco principal foi a eleição dos renovados Corpos Sociais, que irão continuar o trajecto iniciado em 2016, com o foco na continuada melhor relação entre esta associação e os Sócios, parceiros e entidades como o Munícipio de Idanha-a-Nova, as Aldeias Históricas, a Idanha-a-Vida, o Projecto Igaedis, entre outros. 

Nas primeiras palavras da nova Presidente, Sónia Amaral, salientou-se uma forte aposta na melhor comunicação e presença da LAFIV no dia-a-dia de Idanha-a-Velha.

"Dizem (de comprovam) que a LAFIV surgiu em 1972 por um grupo de 5 amigos. Hoje, quase 52 anos depois, a LAFIV é composta por um grupo de mais de 300 amigos. Cada um, à sua maneira, dá o seu contributo em prol daquela que tantos consideramos a nossa terra, mesmo que tenhamos nascido e vivamos em Lisboa ou no Brasil. Felizmente, hoje Idanha-a-Velha não tem as necessidades que tinha quando a Liga nasceu, eletricidade não nos falta! Novos dias, novas necessidades, novas gerações chegaram e também novas pessoas que, não tendo cá laços de família, a estão a tratar como sua.

Falando em mudanças, comecemos pelo nosso património cultural. Nos últimos anos temos vindo a trabalhar sinergicamente com várias entidades para que o património histórico da antiga Egitânia seja mais valorizado. Não falamos aqui em tornar Idanha-a-Velha num centro cultural, ou em mais uma "aldeia modelo", pelo contrário, acreditamos que todos queremos manter a essência e a genuinidade de Idanha-a-Velha e das suas gentes, mas sabemos que somos também merecedores de maior valorização e apoio. Outra mudança que é visível aos olhos de todos, é o facto de hoje os nossos órgãos sociais serem compostos por 50% de mulheres, um dos desafios e tabus ultrapassados na última década. Esta presença fortalece a equidade, e temos a certeza que só assim poderão surgir ideias mais abrangentes e inclusivas. Queremos recuperar e manter tradições esquecidas, queremos superar todos os desafios que possam surgir à nossa freguesia e aproveitar todas as oportunidades positivas.

No entanto, o propósito essencial, esse, jamais o deixaremos mudar: o contributo para o progresso e engrandecimento da nossa aldeia e das nossas gentes. É por isso que hoje aqui estamos e que amanhã continuaremos a estar. 

Convidamos cada sócio e amigo a que se envolva ativamente nas atividades da LAFIV, e, quando dizemos atividades não nos referimos apenas a atividades "lúdicas", porém sim a todas as ações de engrandecimento e debate pela aldeia e comunidade. Sabemos que apenas juntos e com verdadeiras sinergias poderemos evoluir e que poderemos fazer o melhor por IAV.

Em nome de cada membro dos órgãos sociais, o nosso grande bem-haja!"

Estes são os Corpos Sociais da Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha eleitos para o biénio 2024-25:

DIREÇÃO

Presidente: Sónia Amaral

Secretário: Luísa Rolo

Tesoureiro: António Francisco

Vogal: Duarte Martins

Vogal: Rui Afonso


ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Paula Lopes

1º Secretário: João Rolo

2º Secretário: Carolina Sequeira


CONSELHO FISCAL

Presidente: Carlos Correia

Secretário: Rita Barbosa

Vogal: Pedro Vicente


Este foi o primeiro ato do mês de Março de 2024 da LAFIV. Contamos também com cada um de vós para os demais que virão!

Somos todos LAFIV!

 


Fotografia: Rui Pedro Lamy
Fotografia: Rui Pedro Lamy

iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas

Conhecer Idanha-a-Velha desde a Antiguidade através de realidade virtual (aplicações digitais) é uma das propostas do projeto "iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas". Esta proposta prevê também uma aposta inovadora no turismo e cultura locais, incluindo a produção de um documentário com a história da cidade antiga e a realização de uma festa comunitária nesta Aldeia Histórica, que é um importante e significativo Monumento Nacional.
O projeto é da responsabilidade de Pedro C. Carvalho, professor de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e foi um dos projetos vencedores da edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Liderado pela Universidade de Coimbra (III-CEIS20), este projeto conta com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, o Município de Idanha-a-Nova e a LAFIV, como parceiros institucionais, e será desenvolvido em estreita articulação com as comunidades locais, os agentes económicos e culturais locais e empresas.
Este projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Atualização de Dados Sócios 

Para que não perca nada sobre a LAFIV, solicitamos por favor que nos faça chegar a sua nova morada, o seu contacto telefónico e o seu e-mail para o e-mail lafiv.direcao@gmail.com ou para o WhatsApp 969 496 672. Bem haja por nos ajudar a chegar até si!
Somos todos LAFIV!

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora